Olá!
Ao navegar pelo meu site, você pode estar se perguntando quem sou eu?
Então, vamos lá, irei me apresentar aqui! Sou carioca, mas desde 2013 vivo em São Paulo, cidade na qual decidi construir minha vida e minha carreira profissional. A psicologia é minha segunda graduação universitária e antes dessa formação, me graduei também em Jornalismo, carreira que admiro, mas com a qual não atuo hoje em dia.
Por que resolvi mudar de profissão e me tornar psicóloga?
Escolhi ser psicóloga para fazer um trabalho que possa auxiliar as pessoas na tarefa de encontrarem a si mesmas. Essa nem sempre é uma tarefa fácil, mas é possível. Acredito muito que quando conhecemos a nós mesmos, conseguimos tomar melhores decisões, termos relações mais saudáveis, criarmos melhor os filhos, ou seja, de modo geral, conseguimos ter uma vida melhor e mais saudável! A psicologia é uma ciência que nos possibilita adquirir ferramentas importantes rumo a esse autoconhecimento Em meu caminho profissional, atuando em escola, hospitais, clínicas de saúde e consultório particular, pude observar e confirmar isso.
Muitos me perguntam se atendo adultos e crianças em meu consultório e a resposta para essa questão é sim! Desenvolvo um projeto voltado somente para o atendimento de crianças e orientação aos pais, mas também atendo adultos, com o mesmo prazer e dedicação.
Por que escolhi atender crianças e pais?
Tenho notado que as crianças passam por diversos situações difíceis em suas vidas (separações dos pais, mudanças de escola, perdas de familiares, entre outras) e necessitam do apoio de adultos próximos, os quais muitas vezes não estão em condições de fazê-lo. Assim, os pequenos acabam não tendo espaço para se expressarem, para mostrarem sua dor de alguma forma.
Todos nós já fomos crianças um dia e sabemos que tínhamos uma série de emoções e sentimentos que nem sempre puderam ser expressados da forma mais adequada, não é mesmo? São questões que inclusive acabam sendo levadas, a contragosto, para a vida adulta. Meu trabalho então é possibilitar a expressão dessas questões emocionais para as crianças cujos pais ou responsáveis me procuram, não deixando que elas lidem sozinhas com situações difíceis. Acredito que isso é um trabalho preventivo em termos da saúde mental dessas crianças, para que não levem isso adiante em suas vidas.
Do mesmo modo, atendo os pais que estão na outra ponta dessa questão e que se sentem muito desnorteados na missão de educarem seus filhos, querendo muito acertar, mas sem saberem como fazer isso. Olhando para essas angústias de pais e crianças, resolvi montar esse projeto que se chama “Crescendo com os filhos” e é apresentado aqui no site.
Por que escolhi atender adultos?
Os adultos possuem uma vida cada vez mais atribulada, com trabalho, questões familiares, conflitos amorosos, dificuldades de comunicação e relacionamento e mais uma série de problemas que muito comumente geram ansiedade e sentimentos de tristeza. Noto que essas pessoas também chegam no consultório em busca de algo que muitas vezes, em um primeiro momento, não sabem nem o que é exatamente, mas precisam ser escutadas e acolhidas para poderem iniciar um movimento de mudança em si mesmas.
As questões trazidas pelos adultos nos atendimentos são muitas vezes questões antigas, que vêm se cristalizando e se consolidando por anos até o momento em que o paciente consegue agendar uma primeira entrevista de acompanhamento psicológico e buscar auxílio, pois sente que não está mais conseguindo dar conta de tal sofrimento sozinho. A ideia não é só olhar para o passado, mas também para o momento presente, no qual está o paciente. E a boa notícia é que procurar por um psicólogo e marcar uma entrevista já é um primeiro e importante movimento!
Olhar para as suas próprias dores e conflitos quando eles começam a atrapalhar áreas fundamentais da sua vida é essencial! Para saber mais sobre o atendimento de adultos, é só clicar aqui.
O que as pessoas que conhecem o meu trabalho dizem?
“Uma profissional ultra competente, carinhosa e dotada de rara! Super recomendo.”
A. em Janeiro de 2019
“Clara é ética e sensível! Recomendo.”
S. em Janeiro de 2019
“Profissional muito competente e comprometida.”
R. em Março de 2019
Conheça um pouco mais sobre minha formação e percurso profissional:
-Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, em 2017;
-Pós-graduada em Psicologia da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo,UNIFESP, em 2015;
-Graduada em Psicologia pela PUC-RJ, em 2011;
-Autora do capítulo “Perdas cutâneas: reconstruções e suas repercussões psicológicas para o paciente”, no livro Cobertura cutânea do joelho e pé, editora Dilivros;
-Experiência profissional em escola, instituições hospitalares, clínica médica, clínica multiprofissional e consultório particular;
-Utiliza a abordagem psicanalítica em seus atendimentos.